Logo

Amgen e Adaptive Biotecnologies anunciam parceria para desenvolver anticorpos com potencial de prevenir ou tratar a COVID-19

M&A

S?O PAULO,? A Amgen, empresa de biotecnologia, e a Adaptive Biotechnologies anunciaram uma colabora??o que visa ajudar a combater a pandemia da COVID-19. As empresas combinar?o suas expertises para descobrir e desenvolver anticorpos neutralizantes totalmente humanos direcionados ao v?rus SARS-CoV-2, para potencialmente prevenir ou tratar a COVID-19.

A colabora??o mutuamente exclusiva re?ne a plataforma de medicina imunol?gica da Adaptive para a identifica??o de anticorpos neutralizantes de v?rus, com a experi?ncia da Amgen em imunologia e desenvolvimento de novas terapias com anticorpos. Dada a r?pida incid?ncia da COVID-19 globalmente, as empresas come?ar?o a trabalhar imediatamente e finalizar?o detalhes e termos financeiros nas pr?ximas semanas.

Os anticorpos neutralizantes protegem c?lulas saud?veis, interferindo na fun??o biol?gica de um v?rus invasor.?Esses anticorpos podem ser usados terapeuticamente para tratar algu?m que est? atualmente enfrentando a doen?a e podem ser administrados em pessoas que t?m maior risco de exposi??o ao SARS-CoV-2, como profissionais de sa?de.

"Nosso s?lido hist?rico de colabora??o com a Adaptive nos permite mobilizar imediatamente nossos recursos conjuntos para ajudar a lidar com a urg?ncia no controle da pandemia da COVID-19. Depois de obter rapidamente as sequ?ncias de genes virais de centenas de pacientes, a Amgen foi encorajada a usar essas informa??es e rapidamente ali?-las ?s nossas capacidades de desenvolvimento e fabrica??o de medicamentos. Trabalhar com a Adaptive e usar sua plataforma de anticorpos neutralizantes para v?rus acelerar? nossa capacidade de levar um novo medicamento promissor para testes cl?nicos o mais r?pido poss?vel", disse?Robert A. Bradway, presidente e CEO da Amgen.

Estudo gen?tico de pacientes recuperados

A Adaptive ampliar? sua plataforma de alto rendimento para selecionar com agilidade a enorme diversidade gen?tica dos receptores de c?lulas B de indiv?duos que se recuperaram da COVID-19. Isso permite a identifica??o de dezenas de milhares de anticorpos que ocorrem naturalmente de sobreviventes da COVID-19 para escolher aqueles que neutralizam o SARS-CoV-2.

A Amgen vai aproveitar seus recursos de engenharia de anticorpos e desenvolvimento de medicamentos para selecionar, desenvolver e fabricar anticorpos projetados para ligar e neutralizar o SARS-CoV-2. A deCODE Genetics, uma subsidi?ria da Amgen localizada na Isl?ndia, fornecer? informa??es gen?ticas de pacientes que foram previamente infectados com a COVID-19.

"Estamos extremamente motivados para unir for?as com nossa parceira de confian?a, a Amgen, para enfrentar esta crise global da sa?de", disse?Chad Robins, CEO e cofundador da Adaptive Biotechnologies. "Essa parceria expande nossos recursos de descoberta de medicamentos, demonstrando o poder e a versatilidade de nossa plataforma de medicina imunol?gica".

FONTE Amgen

SOURCE Amgen